INSS 2022: Novo grupo recebe 1ª parcela do 13º salário nesta quinta-feira

Será pago nesta quinta-feira (5) a primeira parcela do 13º salário para mais um grupo de aposentados e pensionistas do INSS.

O benefício ficará liberado para quem recebe mais de um salário mínimo e tenha o cartão com os números finais 4 e 9. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS

O 13º salário é um direito para alguns beneficiários do INSS, no entanto, nem todos os benefícios pagos por um instituto dão direito ao 13º salário.

Nesse sentido, o segurado que receber quaisquer benefícios conexos tem direito ao 13º salário:

  • Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
  • Auxílio por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez);
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão.

Calendário de pagamento do INSS 

O pagamento sempre vai para a conta do segurado no mês em que é pago. Divulgado em 25 de Abril, de acordo com os números finais de benefícios, sem o dígito. Além disso, os beneficiários que ganham mais do que o resultado final serão pagos a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao seu mês de pagamento.

A ordem de distribuição dos beneficiários no calendário é definida pelo número final do benefício, independentemente do número após o traço. Por fim, em maio, a segunda parcela também começará a ser paga no dia 25.

calendário 13 salário INSS

calendário 13 salário INSS

A 1ª parcela da 13ª salário é exatamente a metade do benefício mensal do segurado que se aposentou em janeiro deste ano. Entretanto, o segundo é o desconto do imposto de renda, que se aplica àqueles que são obrigados a pagar.

Anteriormente, os beneficiários recebiam pagamentos nos dois últimos meses do ano, em outubro e novembro.